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Gente, só quero lembrar que eu não tenho um padrão sobre títulos. Eu posso escrever sobre algo hoje, mas amanhã, algo totalmente diferente.
Obrigado.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Jean Jacques Rousseau-Pensamento e obras.



Vou indo devagar, mas uma hora sai alguma coisa aqui. Pretendo embalar agora. Mas isso não importa muito. O importante é que depois de um bom tempo tomei coragem para fazer esse novo post e eu sei que vai dar trabalho.
Bem, hoje continuo a falar de um homem à frente de seu tempo. Quando usamos o termo "à frente de seu tempo" parece que só vem à nossa mente cientistas como: Albert Einstein, Isaac Newton e Galileu Galilei. Mas no campo da política também existem gênios. Enfim, sem mais delongas...

Rousseau não contribuiu somente na política. Ele contribuiu muito para a música, teatro, pedagogia e literatura. Ele até mesmo foi o precursor do realismo do séc. XIX.
Adiante estarão as principais obras de Rousseau com seus respectivos pensamentos.

Contrato Social: Rousseau tentava entender porque o homem saía de seu estado mais primitivo para formar sociedades e manter a ordem social. Mas, aos poucos ele percebeu que o homem abre mão de certos direitos para entrar em uma sociedade, ser submisso a um governante a fim de ganhar certas vantagens na ordem social. Rousseau defendia que determinadas capacidades do homem só podem ser desenvolvidas em uma sociedade política organizada segundo princípios democráticos. Além disso, os interesses divergentes entre ricos e pobres não podem desenvolver qualquer função em uma sociedade. Para Rousseau deveria existir uma igualdade tamanha a ponto de não haver sentido em falar de "ricos" e "pobres". Esses dois termos deveriam ser praticamente extintos. As pessoas não são ricas e pobres, mas, homens e devem se unir de forma racional para abater seus problemas. Para Rousseau deveria acontecer a alienação. Os indivíduos deixam o estado de natureza para se submeterem a soberania absoluta do estado e posteriormente ao contrato surgiria o patriotismo nos homens. Para ele era uma vantagem tamanha transformar seus diretos naturais em civis.

Discurso sobre a origem da desigualdade: Outro ponto a destacar-se no pensamento de Rousseau é quanto à propriedade privada. Para ele era o grande mal da sociedade. A desigualdade começou quando o primeiro homem cercou um pedaço de terra e disse: "Isso é meu". E a situação só continuou assim porque não houveram outros homens para dizer: "Não, essa terra não é sua, é de todos." Com isso houve também a dominância. Afinal, na prática quem tem domina quem não tem. Para Rousseau as armas foram se modernizando única e exclusivamente para os homens poderem defender suas propriedades.

Emílio ou da Educação: Segundo Rousseau, a criança deve na sua infância dispor de total liberdade física e durante o seu crescimento deverá descobrir e conquistar a liberdade interior. Para auxiliar a criança nesse processo, o educador deverá mantê-la afastada dos perigos da sociedade e conservá-la na sua bondade original. “Assim, Emílio só terá por companheiro de infância um preceptor que nada lhe ensina e o faz encontrar tudo, descobrir, inventar”. Contudo, a criança não deverá ser tratada como um adulto, por isso, deve-se permitir que esta sinta, pense e aja como uma criança. Este é o princípio da sua teoria da educação progressiva, que auxilia o desenvolvimento das novas aptidões que surgem com o crescimento.
Esta seria a teoria adoptar para formar verdadeiramente a criança, pois segundo Rousseau, todas as demais “procuram sempre o homem, na criança, sem pensarem no que ela é, antes de se tornar homem”.
Até aos 12 anos, a educação sentimental deverá preceder a educação de carácter intelectual, pois segundo Rousseau, “é mais importante a prática de bons actos do que a aquisição de grandes conhecimentos, seja através de livros, seja através de lições”.
Além disso, Rousseau considera que para a “educação do espírito é mais importante uma inteligência esclarecida que uma grande acumulação de saber”.
No método proposto por Rousseau, estão presentes alguns princípios fundamentais da educação moderna: o ensino prático, a descoberta de conhecimentos através do contacto directo com a vida.
Curiosamente, o único livro que “se permite a Émile na sua educação é o Robison Crusoe de Daniel Defoe, o qual nele mesmo demonstra o caminho no qual o carácter amadurece em harmonia com a natureza se a engenhosidade natural é permitida trabalhar desimpedida da corrupção da sociedade”.
Em suma, o “Emílio não passa de um tratado sobre a bondade original do homem e destina-se a demonstrar como o vício e o erro – estranhos à sua constituição – se introduzem nele, vindos do exterior, e o alteram insensivelmente”(Rousseau). O objectivo de Emílio é “formar um homem livre; e o verdadeiro amor pelas crianças…”.


Eu sinceramente estou para terminar esse texto há quase um ano. Então ficou uma porcaria. Qualquer coisa, se alguém quiser discutir é só falar comigo. As idéia dele sobre democracia são ótimas. Enfim... Ficou bem resumido, isso foi só para dizer que está aqui.

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