Informativo.

Gente, só quero lembrar que eu não tenho um padrão sobre títulos. Eu posso escrever sobre algo hoje, mas amanhã, algo totalmente diferente.
Obrigado.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Jean Jacques Rousseau-Biografia

 Jean Jacques Rousseau   
Este homem sem dúvida é um dos meus maiores ídolos políticos. Seus pensamentos são revolucionários e à frente de seu tempo. Teve uma vida dura, mas, passou por todos os desafios. É uma vida no mínimo inspiradora.

    Jean-Jacques Rousseau nasceu em Genebra, na Suiça, em 28 de junho de 1712. Foi filho de Isaac Rousseau, que trabalhava como relojoeiro. A herança deixada pelo avô paterno a seu pai foi de pouca valia, porque teve que ser dividida entre 15 irmãos. Sua mãe foi Suzanne Bernard, filha de um pastor de Genebra; faleceu dois dias depois de seu nascimento. Rousseau também tinha um irmão: François, mais velho que ele sete anos, Futuramente ainda muito novo abandona sua família

Isaac Rousseau
    
    Com certeza o fato que mais marcou Rousseau foi a morte de sua mãe. Com certeza não foi por acaso que Rousseau chamou sua primeira amante de "mamãe" e a segunda de "tia". Como o pai trabalhava muito, ele foi criado por várias tias e uma babá. Essa convivência em um universo feminino desenvolveu uma certa feminilidade em Rousseau, a ponto de desenvolver nele uma bissexualidade. Mas ele não se relaciona com homens. Fato que só vão descobrir no leito de sua morte.

    Na prática também perdeu o pai. Pois, o mesmo, em uma briga, feriu o rosto de um cidadão influente e para não ser preso injustamente foge de Genebra. Rousseau e o irmão ficaram sob a tutela do tio Gabriel Bernard, engenheiro militar, que era irmão de sua mãe e casado com uma irmã de seu pai.
    
    Rousseau não frequentou a escola senão por curtos períodos e não frequentou nenhuma universidade. Mesmo assim ainda lia muito, principalmente para o pai enquanto este trabalhava. Ele gostava de ler os livros deixados por sua mãe e pelo pastor, seu avô materno. Ele também foi educado por um padre. às vezes a irmã desse padre cuidava de Rousseau o submetendo a maus tratos. Isso desenvolveu um profundo masoquismo em Rousseau.
    
    Seu tio logo o enviou, junto com seu próprio filho, para serem educados no campo, na residência de um pastor protestante em Bossey, lugar próximo à Genebra onde estudaram latim e outras disciplinas.
    
    Com 12 anos regressa juntamente com o primo à Genebra para começar a trabalhar. O primo começa a se preparar para a engenharia, como o pai, e Rousseau passa algum tempo no ócio, até que arrumam emprego para ele no cartório de Genebra, onde inicia aprendizado de questões legais com vistas a profissão de advogado. Rousseau não gostou do emprego, e decepcionou o tabelião, que terminou por despedi-lo.

    A partir de abril de 1725 trabalha em uma oficina de gravação onde a rudeza do patrão termina por desinteressá-lo do serviço. Acostumou-se aos maus tratos e a vingar-se deles por vários expedientes. É apanhado praticando pequenos furtos e cunhando medalhas com que presenteava os amigos. O que ganha então emprega em alugar livros a uma senhora que mantinha esse negócio.
    
    Aos dezesseis anos, acostumado a andar com amigos pelos arredores da cidade, por uma terceira vez perdeu o toque de recolher e passou a noite preso do lado de fora das portas trancadas da cidade. Não quis submeter-se aos castigos que o esperavam e fugiu. Após esse episódio ele vira um peregrino. Em suas andanças vai parar em Contignon, na Saboia (França) , cerca de 12 KM de distância de Genebra, solicitou ajuda à paróquia que o encaminha a uma jovem senhora, Louise Éléonore de la Tour du Pil (Ou, simplesmente: Madame Warrens), comprometida a ajudar peregrinos com a pensão que recebia do rei.
Madame Warrens

    Louise fez Rousseau ter uma educação regular. Estudou principalmente filosofia e música. Posteriormente ela o seduz e o inicia na vida sexual. Eles viram amantes e ficam juntos de 1732 até 1740. Porém, depois de estar quase falida e passar uma homem rico pela cidade, Louise troca Rousseau pelo "cheio da grana". Rousseau "chuta o balde" e vai para Paris.

    Chegando em Paris ele arruma emprego de secretário do embaixador francês na Itália. Com, isso vai para Roma e se delicia com o iluminismo, aumentando ainda mais seus conhecimentos musicais.

    Volta para Paris em 1745 e conhece sua esposa: Thérèse Levasseur, uma faxineira analfabeta. Com ela tem 5 filhos, todos doados a orfanatos. Isso dá um grande remorso em Rousseau, fardo que ele carrega por toda sua vida
Thérèse Levasseur

    Foi convidado a escrever "A Enciclopédia". Uma enciclopédia sobre o iluminismo, onde Rousseau escreve sobre música. Isso se dá ao fato de ele ser aclamado pelas altas elites devido suas belas canções. Além de  ter ganho um bom prêmio em dinheiro por vencer o concurso da academia Dijon, escrevendo um discurso sobre o tema: "O restabelecimento das ciências e das artes terá favorecido o aprimoramento dos costumes ?", tornando-se famoso ao responder de forma negativa e escrevendo o: "Discurso Sobre as Ciências e as Artes". Ganhando o prêmio em 1750.

    Embora seu pai soubesse de sua localização eles nunca mais se encontraram, porém, após sua morte, Rousseau recebe uma pequena herança.

    Resumindo:  Em maio de 1778 ele mudou-se para Ermenonville, para um pavilhão na propriedade do marquês René de Girardin, onde morreu cerca de um mes depois, em 2 de julho. Foi enterrado na Ilha des Peupliers no lago de Ermenonville, mas seus restos mortais foram removidos para o Panteon em Paris, durante a Revolução.

    Para começo de conversa, peço desculpas pelo texto ter ficado tão ruim. É que cada fonte que ía falava algo diferente. Só pude pegar as coisas comuns entre as mesmas. Posteriormente posto um vídeo que fiz que está mais claro

OBRIGADO PELA ATENÇÃO!!!

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário