Informativo.

Gente, só quero lembrar que eu não tenho um padrão sobre títulos. Eu posso escrever sobre algo hoje, mas amanhã, algo totalmente diferente.
Obrigado.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Contratualismo.

  

Respectivamente:Thomas Hobbes, John Locke e Jean Jacques Rousseau.




Agora falarei de um conjunto de teorias intulado de Contratualismo. Se ele, de fato, fosse levado a sério, vocês podem ter certeza, meus amigos, que a sociedade estaria completamente diferente e seria a ética quem nos guiaria no convívio social. 
Existem três pensadores que nós chamamos de Contratualistas, são eles: Thomas Hobbes, John Locke e Jean Jacques Rousseau. Eles são intulados assim, por que proporam que a sociedade fizesse um "Contrato Social". Mas o que são esses contratos e o que eles consistiam ? 
Bem, comecemos então.
Primeiro, temos que entender dois termos, nós os chamamos de "Estado de Natureza" e "Estado Civil". Resumidamente, o Estado de Natureza é o estado do homem anterior à constituição da sociedade civil. O Estado Civil seria o estado posterior, o homem com uma sociedade e regras para os indivíduos, o nosso estado. É interessante ressaltar que talvez o estado de natureza nunca tenha existido, pois o homem sempre se organizou em bandos e cada bando teve sua regras. Mas, a análise do Estado Natural é importante para entendermos o estudo. Além disso, é o que nos difere dos animais.
Então, o Contrato Social, seria um acordo que os membros de uma sociedade fariam com um governante ou outra autoridade a fim de obter vantagens sociais. Logo,  os membros da sociedade reconheceriam a autoridade, igualmente sobre todos, de um conjunto de regras, de um regime político ou de um governante. O Contrato social também, tenta explicar o que fez o homem em seu Estado de Natureza a interessar-se racionalmente em abrir mão da sua liberdade para obter vantagens de ordem política.
Bem, galera, é isso. Depois farei outros textos sobre os três contratualistas e seus pensamentos.


Obrigado pela atenção!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário